Atualmente, os apartamentos e moradias são cada vez mais redutos o que, por vezes, torna a tarefa de decorar um verdadeiro desafio. Nos quartos, essa questão vê-se enfatizada porque a cama é uma estrutura que ocupa muito do espaço disponível.
É portanto fundamental que, a distribuição das cores e dos móveis seja feita corretamente, para que o quarto não fique demasiado preenchido, criando um ambiente pesado.
Aspetos que deve ter em conta aquando a decoração do quarto
Quantidade: Menos é mais! Se tem um quarto pequeno, aposte numa decoração minimalista, com geometria clara. Um quarto pequeno deve conter mobiliário funcional e prático, de preferência geométrico, de modo a conferir leveza ao espaço;
Dimensão: A escolha dos móveis deve ser feita de acordo com a área do quarto, de modo a não impedir a circulação no espaço. Apesar dos móveis à medida, serem um pouco mais caros, em muitos casos podem ser um investimento que permitirá o aproveitamento do seu espaço, garantindo que o mesmo ficará extremamente confortável;
Cor: Opte por tons neutros e claros, se tem um quarto pequeno! Estes tons refletem a luz com mais intensidade, conferindo sensação de amplitude à sua divisão;
Espelhos: Os espelhos podem ser um dos vossos melhores aliados!! Eles aumentam exponencialmente o alcance visual dos espaços pequenos, ampliando-os. Pode usar espelhos de parede (por cima de cómodas), espelhos de parede de corpo-inteiro, nas portas do guarda-roupa, numa parede inteira,… Para além de refletirem a luz, aumentam a luminosidade do espaço.
Altura: Opte por móveis baixos, eles ocupam menos espaço, conferindo ao quarto um ar mais arejado e livre;
Áreas de Passagem: Crie corredores de passagem no seu quarto. Um dos quesitos fundamentais, num quarto, é a funcionalidade, por estar interligada à sensação de conforto e praticidade.
TV Fixa: Se pretende integrar uma televisão no seu quarto, opte por fixá-la à parede. Outra sugestão, pode ser um painel de parede, de modo a esconder os fios, conferindo assim, uma sensação de organização do ambiente.
Iluminação: A iluminação em espaços pequenos é muito importante! Torna o espaço mais leve e claro. Opte por candeeiros de parede ou de teto, de modo a ocupar menos espaço, evitando os de pé e os de mesa.
Prateleiras e Nichos: Usar prateleiras ou nichos embutidos, são ótimas opções para organizar o seu ambiente, para além de serem bons objetos de decoração.
Espero que tenha gostado do conteúdo, que criámos para si! Se houver algum tema que gostasse de ver abordado aqui no blog, sinta-se livre e deixe-nos a sua sugestão nos comentários. A sua satisfação, faz a nossa!
Até breve.