Projeto Novo - Projeto Rio Maior
O final de ano por aqui foi de muito trabalho, recheado de projetos novos! Descubra o Projeto de Rio Maior, uma moradia completa.
Descobrir
TENHA A CASA COM QUE SEMPRE SONHOU
Cada projeto Pistacho é único. Valorizamos a criação de ambientes práticos e funcionais que sejam aconchegantes e acolhedores. Os nossos projetos são criados de acordo com as necessidades e desejos do cliente. Não espere mais, vamos criar a sua casa de sonho!
Aprenda a decorar a sua casa de sonho!
Já está nas livrarias o livro da Bárbara Dias! No livro encontra dicas fundamentais que o vão guiar no processo de decorar a sua casa de sonho. Se precisar de ajuda extra não hesite em contactar-nos!
Compre já o seu

Como combinar cores.

A escolha dos tons que irá usar na decoração da sua casa pode ser uma tarefa bem complicada e muitas vezes, frustrante. Amarelo combina com verde? Azul vai ficar bem sala? E será que no quarto posso usar uma cor mais vibrante ou só devo usar cores claras? Hoje vamos tirar todas estas duvidas e perceber qual a melhor forma de escolher as cores para sua casa.

O círculo cromático composto por doze cores, é uma ferramenta muito útil nesta tarefa da escolha das cores. Esta ferramenta consiste basicamente num círculo formado por cores primárias, secundárias e terciárias.

As primárias são o azul, o amarelo e o magenta, aquelas que, se misturadas, dão origem às outras cores. As secundárias são o laranja, o verde e o roxo e elas são o resultado da mistura entre duas cores primárias. Já as terciárias são aquelas obtidas com a mistura de cores secundárias e são as variações de tons.

Explicado o circulo cromático vamos falar sobre 7 formas de combinar cores.

Combinações complementares

Esta combinação consiste nos tons que estão em lados opostos no círculo cromático, por exemplo, o tom azul e o laranja ou o roxo e o amarelo, são combinações complementares. O efeito desta junção resulta numa explosão de cores que proporcionam vivacidade e energia ao ambiente.

Combinação de três cores

Como o nome já indica, esta combinação une três tons diferentes que estão distantes uns dos outros dentro do círculo, porém em distâncias iguais (de quatro em quatro). Um dos esquemas é azul, vermelho e amarelo. Apesar de serem cores que criam um grande contraste, a vibrante combinação é bastante harmoniosa.

Combinações análogas

Este esquema permite que você faça combinações de duas até cinco cores que estão uma ao lado da outra no círculo cromático. O resultado cria um efeito calmo e de continuidade, o chamado degradê. Apesar de poder combinar até cinco diferentes tons, é indicado utilizar apenas até três cores para não perder o foco.

Combinação em triangulo

Esta combinação consiste em escolher uma cor primária e duas complementares. Os dois tons devem estar opostos à cor primária, por exemplo, roxo, amarelo e verde. Menos intenso que a combinação de três cores, já referida em cima, este esquema conta com um leve contraste.

Combinação de quatro cores

As quatro cores do círculo cromático podem ser ligadas pelas pontas de um retângulo, ou seja, o esquema consiste numa cor primária, duas complementares e mais uma que proporciona um destaque maior entre as outras três. O resultado é uma composição bonita e colorida.

Combinação de quatro cores em quadrado

Usando quase o mesmo esquema da combinação anterior, esta composição consiste nas quatro cores ligadas pelas pontas de um quadrado, sendo assim, de três em três tons seguindo o círculo cromático (deixando sempre a mesma distância). A combinação concede ao espaço uma atmosfera de vivacidade e um toque de descontração.

Cores monocromáticas

A combinação monocromática, é aquela onde são explorados a variação de tons da mesma cor. Para entendermos melhor esta variação, devemos pensar numa escala que vai do branco até o preto. De um extremo ao outro, temos os tons de cinza: mais próximo do extremo branco temos os cinzas mais claros e mais próximo do extremo preto, temos os cinzas mais escuros.

O mesmo princípio é utilizado com qualquer cor, sejam as primárias, secundárias ou terciárias. A escala inicia-se no branco e vai gradualmente até ao preto, passando pela cor em questão. A composição com cores monocromáticas é bastante interessante pois geralmente trabalha muito com o contraste de claro e escuro na mesma cor.

E por hoje é tudo, comentem aqui se gostaram.

Copyright 2023 © Pistacho. Criado por Agência Riz.
pt_PTPortuguese