Projeto Novo - Projeto Rio Maior
O final de ano por aqui foi de muito trabalho, recheado de projetos novos! Descubra o Projeto de Rio Maior, uma moradia completa.
Descobrir
TENHA A CASA COM QUE SEMPRE SONHOU
Cada projeto Pistacho é único. Valorizamos a criação de ambientes práticos e funcionais que sejam aconchegantes e acolhedores. Os nossos projetos são criados de acordo com as necessidades e desejos do cliente. Não espere mais, vamos criar a sua casa de sonho!
Aprenda a decorar a sua casa de sonho!
Já está nas livrarias o livro da Bárbara Dias! No livro encontra dicas fundamentais que o vão guiar no processo de decorar a sua casa de sonho. Se precisar de ajuda extra não hesite em contactar-nos!
Compre já o seu

Como decorar um quarto pequeno.

Um quarto pequeno pode ser um grande desafio na hora de decorar e organizar. Seja para um bebé, crianças, jovens ou adultos, para uma ou duas pessoas, aproveitar o espaço de uma forma funcional, num estilo diferente e ainda dar um toque pessoal pode dar algum trabalho, mas com as dicas certas, alguns problemas podem ser evitados! Hoje falamos de algumas formas de organizar, projetar e decorar um quarto pequeno, pensando no seu espaço, com ideias para o otimizar. Vamos também falar sobre algumas dicas para criar a sensação de que o espaço é mais amplo.

Disposição de mobiliário em quarto pequeno.

A primeira coisa que precisa fazer quando decorar um quarto pequeno é medir! Medir é fundamental, por isso, antes de começar a comprar o mobiliário meça a divisão. Se você já tiver os móveis, as medidas também vão ajudar a perceber o que deve manter e retirar.

Medir toda a divisão vai começar a dar-lhe ideias de posicionamento dos móveis e como começar a compor o ambiente. Por isso não salte este passo fundamental!

Fundamental

Outro ponto muito importante para quartos pequenos é dar preferência ao fundamental! Isto quer dizer que todos elementos que não forem cama e armário podem ficar de lado por enquanto. O necessário para começar a compor um quarto é sempre a cama e o armário, seja ele comprado à aprte, embutido, cômoda, etc).

Em relação ao armário, o mais indicado é deixá-lo num canto, caso tenha comprado. Se for feito à medida por norma é utilizada a parede por inteiro.

Já a cama pode ser colocada de diversas formas. As camas de solteiro e berços, o mais indicado é encostar a uma parede, assim é criado um espaço central livre que vai dar mais circulação e área livre ao quarto. Por sua vez, as camas de casal, é comum ocuparem o centro de uma parede, mas há casos de quartos pequenos em que elas também ficam encostadas num canto para otimizar o espaço.

Decididas as posições dos dois móveis principais, pode começar a pensar no que mais pode ser encaixado e utilizado nos espaços livres do quarto, como mesas de cabeceira, prateleiras, poltronas, espelhos etc.

A mesa de cabeceira é um elemento super tradicional nos quartos mas que atualmente está a perder algum destaque. Ou porque geralmente é um móvel com aspeto pesado para a leveza da decoração atual, ou pela falta de espaço das casas.

Qualquer que seja a razão, a ideia de uma superfície ao lado da cama para apoiar iluminação, livros ou mesmo despertadores não acabou, só está a ser substituída por alguns elementos mais leves e contemporâneos, embora ainda existam ambientes em que as mesas de cabeceira se encaixem perfeitamente.

Nesse caso, as cabeceiras das camas com mesas de cabeceira integradas são bastante procuradas, mas, para quem também aboliu as cabeceiras, aqui estão algumas dicas:

Bancos e cadeiras, numa dupla função, podem servir como assento e também como superfície de apoio, tornando-se bastante versáteis para se ter num quarto.

As prateleiras ocupam pouco espaço e existem diversos modelos, tamanhos e estilos para você escolher como e onde colocar. As mais curtas são perfeitas para serem colocadas ao lado da cama. Além disso, pode também optar  colocar diversas prateleiras em níveis diferentes.

Móveis feitos à medida, adaptados e ideais para otimizar o seu espaço num quarto pequeno.

Outra forma de decorar um quarto pequeno é pedir ajuda a um especialista e projetar o mobiliário em carpintaria. Apesar das lojas de móveis convencionais estarem sempre com coleções novas pensadas especialmente para quem habita quartos pequenos, os móveis feitos à medida podem vir com ideias inovadoras.

Alguns móveis a ter em consideração em quartos pequenos são as camas com arrumação, para assim ter um espaço útil na parte de baixo da cama e otimizar o móvel. As grandes gavetas na estrutura da cama são exemplos disso, assim como as camas de solteiro elevadas ao nível superior para criar uma área útil para colocar secretarias ou outros elementos.

Para além destes elementos que pode considerar quando procurar a cama, os móveis feitos à medida podem ser os grandes salvadores dos quartos pequenos, pois permitem um aproveitamento de espaço, como as áreas superiores da parede, que podem receber armários na área próxima ao teto.

Nestes armários e nos demais, as portas de correr são as mais indicadas pois não irão  atrapalhar a circulação do espaço quando estão abertas.

Copyright 2023 © Pistacho. Criado por Agência Riz.
pt_PTPortuguese