Se já nos acompanha há algum tempo sabe que há uma regra preciosa nas cozinhas – o Triângulo da Cozinha △ – que se refere à existência, imaginária, de um triângulo, entre o frigorífico, o fogão e o lavatório.
É com base nesta regra, que lhe apresentamos 3 configurações diferentes para a sua cozinha!
Cozinha em U
Este é um dos formatos mais populares, podendo ser utilizada quer em espaços amplos quer em espaços mais reduzidos, garantindo a funcionalidade desejada.
Este formato aplica-se utilizando 3 paredes adjacentes, criando assim o formato da letra U.
Das suas vantagens destaca-se a proximidade que este formato cria entre as diferentes áreas de trabalho na cozinha, o seu layout permite que várias pessoas utilizem o espaço em simultâneo.
Ao concentrar os elementos – bancadas, móveis e eletrodomésticos – na zona de parede, permite a existência de uma área de circulação ampla e livre.
Por fim, este formato permite criar bastante espaço de arrumação, pois maximiza a utilização vertical do espaço.
Cozinha em L
Novamente, este formato adquire o nome de uma letra porque é a descrição perfeita da sua forma, podendo também ser conhecida como cozinha de canto. Pode utilizar duas paredes adjacentes ou apenas uma sendo depois criada uma zona de mobiliário e bancada que conecta o espaço.
Por norma, opta-se por colocar a zona de fogão no espaço mais pequeno, e bancada, lavatório e restantes elementos nas zonas com maior área.
Este modelo pode limitar a quantidade de arrumação, uma vez que no caso de não fazer uso de paredes adjacentes não permite maximizar a arrumação vertical.
Este formato permite, se assim pretender a existência de uma zona para refeições rápidas.
Cozinha em Península
A cozinha em península diferencia-se de uma cozinha em ilha pois todos os elementos estão unidos, existindo uma continuidade entre todos os tampos e bancadas.
A península é uma ótima solução para espaços mais reduzidos, em que irá otimizar o espaço disponível.
O termo península advém do facto de estar conectada, porém ainda ter 3 extremidades livres, à semelhança do termo geológico.