Quais os diferentes tipos de portas e quais as suas vantagens e principais características?
Vamos conhecer algumas!
Porta de Abrir
Este é o modelo mais tradicional! Com certeza todos temos portas de abrir em casa, também conhecidas como portas de batente.
São de fácil instalação, são também mais baratas que os demais tipos de portas e são bastante versáteis, podendo ser inseridas em qualquer tipo de decoração, existindo numa vasta gama de acabamentos, das folhas de madeiras, em madeira maciça, em mdf com acabamento lacado que permite selecionar uma infinidade de cores… Porém, tem as suas desvantagens, necessita de uma determinada área que garanta que abre corretamente e quando aberta fica a ocupar espaço.
Porta Pivotante
Este tipo de porta funciona através de um mecanismo em que a porta gira num eixo central, pivô, através de pinos colocados na parte superior e inferior da porta.
Proporcionam uma entrada vistosa, elegante e sofisticada, e são uma escolha visualmente atraente. Dentro as suas vantagens, estas portas são de fácil instalação, criam sensação de amplitude no espaço, não apresenta ferragens visíveis e por fim são de abertura e fecho fácil. No entanto, tendem a ser mais frágeis e tendem a não garantir um isolamento de luz e ruído tão eficiente face a outros modelos.
Porta de Correr e Porta de Correr Embutida
Praticidade e Versatilidade! São as palavras certas para descrever estes modelos!
A diferença principal, no caso da porta de correr embutida a mesma quando aberta a porta corre para dentro da parede num sistema de “cassete”. No caso da porta de correr, o seu mecanismo é suportado através de um trilho.
Ideais para quando tem um espaço reduzido e são exímias no que toca a integrar dois espaços distintos, permitindo que ora estejam conectados, ora estejam separados de forma rápida e prática.
Nos contras, podemos apontar o isolamento acústico e térmico.
Porta Articulada
Esta opção permite também separar ambientes com sofisticação e beleza.
O seu sistema consiste em abertura na qual as folhas dobram umas sobre as outras e ficam recolhidas na lateral. Poderá abrir total ou parcialmente. São uma boa solução especialmente para espaços interiores, ou para divisão de espaço interior para espaço exterior. Tenha em consideração que também não oferecem o melhor isolamento acústico.
Porta de Fole
Este modelo funciona num sistema que se assemelha ao de um acordeão.
Esta solução é muito procurada para espaços onde não temos muita área disponível e de forma a servirem a divisão de espaços como dispensas e semelhantes, no caso dos interiores. São soluções bastante acessíveis. Perdem porque nem sempre são elementos visualmente atrativos.