Este termo foi popularizado pela realeza francesa no Séc. XVII – refere-se a um painel esculpido, com formas variadas, o material utilizado é geralmente a madeira.
A Boiserie era utilizada como elemento decorativo, em paredes, podendo ser elementos mais discretos ou elementos realmente centrais e chamativos, com imensos pormenores dourados e bastante ornamentados.
Etimologicamente, Boiserie vem do francês, sendo que “Bois” significa madeira. Apesar da utilização de outros materiais, de facto a madeira é o mais popular.
Este elemento, foi popularizado em França, no século XVII pela sua extensiva utilização como elemento decorativo em interiores.
Na atualidade, este elemento ainda é utilizado, existindo períodos em que está mais, ou menos em voga! Recentemente tem sido novamente muito requisitado.
O formato mais assumido, com o qual já se cruzou são as pequenas molduras na parede. A boiserie pode ser um excelente aliado para quem procura aumentar o isolamento térmico, embelezando ainda a parede.
Atualmente, outros materiais são utilizados, como o caso do gesso, PVC, MDF e do cimento.
Por fim, podemos ainda adicionar elementos que combinam muito bem com a boiserie e criar ambientes muitos elegantes e sofisticados – quadros, plantas, elementos mais coloridos, apliques e outros candeeiros realçam este elementos e criam atmosferas bonitas.