Princípios Base da Decoração

Hoje falamos de 5 dos princípios base da decoração e do design de interiores e que fazem toda a diferença quando se projeta e decora um ambiente – EQUILÍBRIO, CONTRASTE, DETALHES, PONTO FOCAL, ESCALA/PROPORÇÃO.

EQUILÍBRIO – Tudo é uma questão de peso visual, esta é fundamental. Tem que haver equilíbrio na proporção de cores, texturas, tamanhos. 

Na vida, é comum procurarmos simetria em tudo o que vemos, pelo que nos interiores não são diferentes, ambientes simétricos e equilibrados transmitem aconchego e relaxamento.

O equilíbrio é o princípio-chave do design de interiores.

Como conseguir este equilíbrio? 

Equilíbrio simétrico – ambos os lados contêm elementos semelhantes; Por exemplo 2 sofás separados por uma mesa de centro no meio.

Equilíbrio assimétrico – mais dinâmico; Consiste em colocar elementos mais pesados de um lado e elementos mais leves do outro. Por exemplo colocar cores e padrões mais dortes num dos lados e no outro mais neutros e leves.

Equilíbrio ótico – Consiste em dispor elementos que não são idênticos, porém estão a distâncias iguais, criando o efeito de simetria.

PONTO FOCAL – Aqui nada mais é que, de alguma forma chamar a atenção para uma peça de destaque numa divisão, seja uma mobília, um quadro, um candeeiro ou outra peça. 

Considerado também um dos princípios mais importantes no design de interiores.

Numa divisão, devemos eleger qual será o ponto focal e criar equilíbrio em redor do mesmo. Este é o elemento que imediatamente chama à atenção quando entramos na divisão.


CONTRASTE – “para haver luz, é preciso ter sombra” esta frase descreve muito bem a importância do contraste nas nossas casas, para conseguir destacar certos ambientes é preciso haver contraste nas cores. 

Ambientes onde não exista contraste tornam-se monótonos e aborrecidos ao olhar.

Como conseguir contraste? Diferentes tamanhos, formas, cores, texturas, padrões e luminosidade.

Se procura uma forma rápida e simplificada de criar contraste numa divisão, a cor será a sua melhor aposta e atingirá facilmente o seu objetivo.


ESCALA / PROPORÇÃO – A escala e a proporção são, de facto, dois fatores muito importantes no design de interiores. 

A escala refere-se ao tamanho de um objeto em relação a outro, a proporção refere-se à relação geral de tamanho entre dois objetos diferentes.

DETALHES – Os detalhes fazem toda a diferença e através deles comunicamos muitas vezes as peças principais de uma divisão. Uma jarra, uma almofada, um candeeiro, são alguns complementos que usamos muito nos nossos projetos. 

Mas é necessário ter atenção a todos os detalhes, uma seleção cuidadosa dos materiais, das cores e dos produtos fazem toda a diferença num ambiente.

Por exemplo, nos nossos projetos procuramos sempre adequar a cor das tomadas e interruptores das cabeceiras de cama, aos tecidos das mesmas ou nas paredes à cor das tintas através do uso de tomadas à cor.

Copyright 2023 © Pistacho. Criado por Agência Riz.