Hoje trazemos uma dica muito valiosa – a regra dos 60 30 10 nas cores!
É quase como que uma fórmula mágica que lhe permite equilibrar as cores que se utilizam numa divisão.
Como? Um sistema de percentagem, que define as 3 cores a utilizar no espaço, de forma que fique harmonioso e equilibrado e não fique sobrecarregado ou com demasiada informação.
As percentagens definem a cor dominante, a cor secundária e a cor de destaque.
- Os 60% definem a cor dominante, ou seja, a cor que será a base da divisão. Será a cor predominante na pintura, no mobiliário, entre outros. Desta forma, deverá ser uma cor de tom neutro e suave, de forma a criar um espaço intemporal e acolhedor.
- Os 30% tabelam a cor secundária, será a cor que irá criar dinâmica e contraste no espaço. Deverá ser distinta da cor base, mas complementando-a! Esta cor é utilizada para criar realce no espaço. Esta cor poderá ser utilizada em zonas específicas do mobiliário, elementos de decoração, puxadores, etc.
- Por fim, os 10%, correspondem à percentagem da cor de destaque. A cor a utilizar que evidência elementos específicos. Deverá ser uma cor mais ousada e chamativa. Poderá estar presente em pequenos objetos decorativos ou numa peça de destaque.
No fundo, o importante será conseguir selecionar 3 tons que sejam harmoniosos, que se conjuguem bem entre si. Tendo em conta que a maior percentagem deve corresponder a uma base de tom neutro e suave, que deixa o espaço aconchegante e preparado para receber as cores de destaque, que criarão dinâmica e riqueza visual no espaço, de forma harmoniosa e equilibrada.
Confira os exemplos que lhe deixamos, dos nossos projetos!